Montando um Aquário Hospital

Quando um peixe está doente devemos separá-lo do aquário principal e do restante dos peixes. Mas aonde? Em um aquário hospital!

O aquário hospital é qualquer aquário usado com fins de aplicação de tratamenos à peixes doentes, é nele que os peixes serão medicados e curados. Ele deve ser o mais básico possível, para isso você vai precisar de:

• um vidro de aquário (o tamanho depende dos peixes que você tem, mas no geral um aquário com cerca de 30 a 50 litros é suficiente)
•um mecanismo de aeração regulável (pode ser uma bomba submersa, um compressor e até mesmo um filtro externo sem o carvão, já que ele absorve o medicamento)
•um termostato e um termômetro para controlar a temperatura da água

Aquário

Aquário

 

Termometro Adesivo Aqua One

Termometro Adesivo Aqua One

 

Termostato Hopar 50W

Termostato Hopar 50W - R$ 80.50

Em um aquário hospital NÃO se deve colocar:

• cascalho – facilita a propagação de doenças
• troncos, rochas e plantas – alteram os parâmetros da água e acabam prejudicndo o tratamento dos peixes
• filtagem química – retiram a maior parte das medicações

A água a ser colocada neste aquário deve ter os mesmos parâmetros da água do aquário principal (mesmo PH, GH, etc.). Pode-se até enchê-lo até a metade com água do aquário principal e completar com água nova e tratada. A temperatura vai depender do peixe que será tratado, mas geralmente ela deve ser um ou dois graus mais elevada do que a do aquário principal.

Quanto ao tratamento, ele deve ser feito conforme instruções do medicamento a ser usado. Cada medicamento possui um principio ativo e o fabricante costuma indicar a dosagem, o tempo de tratamento e as trocas parciais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre Ligia