Entendo a composição dos alimentos – Rações de Peixe

Existe uma infinidade de alimentos industrializados para peixes, se olharmos a composição de cada um deles, veremos que têm uma infinidade de siglas vitamínicas e componentes que mal sabemos como eles influenciarão na saúde de nossos peixes. Acabamos adquirindo o alimento por indicação ou intuição mesmo.

Os alimentos para peixes precisam ter uma composição equilibrada em nutrientes, vitaminas, minerais, oligo-elementos e fibras alimentares, para uma nutrição apropriada. Os ingredientes mais importantes e os seus efeitos sobre os peixes ornamentais são:

Fibras alimentares
São elas que evitam problemas intestinais, como a paralisia do intestino. Isto acontece quando, por exemplo, os discos são alimentados com dietas pobres em fibras alimentares, como é o caso de coração de boi, durante muito tempo. Para além da referida deficiência, esse tipo de nutrição é desequilibrado e não satisfaz as necessidades naturais dos peixes.

Hidratos de carbono e gorduras
São as principais fontes de energia dos seus peixes. No entanto, um excesso de gorduras leva à deposição de gordura nos órgãos e a lesões nos mesmos. Isto leva a uma diminuição desnecessária da vida dos peixes. Tal como no caso dos alimentos para peixes da SERA, as gorduras e vitaminas devem estar presentes nas quantidades e proporções adequadas para assegurar uma conveniente utilização das gorduras pelo organismo dos peixes.
Proteína
Consiste em longas cadeias de aminoácidos ligados entre si. Na digestão, estas cadeias de proteína são divididas em cada um dos aminoácidos. Estes aminoácidos são compostos novamente pelo organismo do peixe, servindo assim para o crescimento muscular. Deste modo, os alimentos ricos em proteínas são realmente energéticos.

Minerais
Importante para a formação do esqueleto, minerais como o cálcio são essenciais para o crescimento saudável dos peixes. 

Oligo-elementos
Os oligo-elementos desempenham muitas tarefas no organismo. Eles são uma parte indispensável ao funcionamento das enzimas, as quais podem ser consideradas as “ferramentas” do organismo. Os oligo-elementos só são necessários em pequenas quantidades.

Quanto às vitaminas, elas são essenciais para a saúde dos peixes, pois desempenham funções vitais no corpo dos peixes.
A falta de uma vitamina não pode ser compensada com o excesso de outra. Por isso, o complexo vitamínico dos alimentos era foi composto de uma forma muito cuidadosa.

Abaixo se encontram as vitaminas mais importantes, as suas funções no corpo dos peixes, e os sintomas de deficiência que podem surgir com uma alimentação fraca e pobre em vitaminas.

vitaminas Vitamina A
Melhora a visão e induz um crescimento saudável. Simultaneamente funciona como um protetor da pele e como um fator de fertilidade.

A deficiência em vitamina A leva ao aparecimento de lesões nos olhos e a feridas em sangue na pele.

Vitamina B1
A vitamina B1 é necessária para a obtenção de energia a partir dos hidratos de carbono do alimento e para que seja possível fornecer glucose ao cérebro e nervos (alimentação do sistema nervoso!).

A falta de vitamina B1 pode levar a distúrbios no movimento e mesmo a cãibras.

Vitamina B2
Importante para a digestão das proteínas, para o desenvolvimento dos músculos e proteção da membrana mucosa.

Os sintomas de deficiência são feridas em sangue na pele e perturbações do sistema nervoso.

Vitamina B5 (Vitamina PP)

Importante para a produção de várias enzimas.

Problemas nas guelras é um sintoma típico de deficiência vitamínica.

Vitamina B6
Importante para o sistema nervoso.

A falta desta vitamina causa danos no sistema nervoso. Movimentos irregulares é um sintoma típico de deficiência.

Vitamina B12
A vitamina B12 é necessária para o bom funcionamento dos órgãos digestivos e para a síntese da hemoglobina, pigmento que confere ao sangue a sua cor vermelha característica e é responsável pelo transporte de oxigênio.

A falta de vitamina B12 provoca anemias em conseqüentemente, apatia e problemas de crescimento.

Vitamina C
É importante para o crescimento do esqueleto. Adicionalmente, tem um papel importante no aumento das resistências contra as doenças.

A falta de vitamina C leva a deformações nas guelras e uma maior predisposição para a doença. Na sua forma original, a vitamina C é sensível ao ar. Os alimentos SERA contêm vitamina C estabilizada e de longa duração.

Vitamina D3
Regula a absorção de cálcio e fósforo e é por isso muito importante para o crescimento ósseo e logicamente do esqueleto.

A sua deficiência está por trás do aparecimento de deformações ósseas (raquitismo).

Vitamina E
Estimula a produção dos hormônios da fertilidade. Para, além disso, ajuda na estabilização de outras vitaminas e dos valiosos ácidos gordos insaturados, do alimento.

Sintomas típicos da carência de vitamina E são infertilidade e figado-gordo.

Vitamina H (biotina)
Um fator de crescimento

A falta de biotina resulta em problemas de crescimento e também em falta de apetite e cãibras

Vitamina K
Melhora a coagulação do sangue após ferimentos.

Uma deficiência acarreta problemas na cicatrização e também danos no fígado.

Colina
Necessário para a digestão das gorduras.

A falta de colina provoca figado-gordo, entre outros problemas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre Ligia