Montando um Lago

Um lago é um habitat para muitas espécies. Além de bonito, trará diversidade biológica. Para quem tem um espaço, o lago se torna uma decoração e proporciona um ambiente agradável.

A primeira coisa a se pensar antes de construir um lago é o local.

O mesmo deve ser plano e longe de barrancos íngremes ou à construções. O ideal é que o lago seja construído em solo de terra firme. Também deve ser verificado à proximidade de grandes árvores, pois suas raízes podem acabar prejudicando a estrutura do lago e suas folhas caindo dentro da água, prejudicando a estética e tornando o trabalho de recolhê-las infindável.

Outra coisa que prejudica a estrutura do lago é local que já serviu de aterro, pois a presença de gases se torna prejudicial.

Devemos observar também para que não ocorra a presença de telhados que deságüem por sobre a superfície do lago, o que traria muita sujeira e impurezas para o mesmo.

É interessante que o local escolhido não tenha uma incidência grande de luz solar, pois em excesso, eles deixarão a água verde rapidamente, além de esquentá-la em demasiado. O correto é que o lago receba a luz apenas da manhã.

Também deve proteger o lago de animais como passarinhos e gatos, que vez ou outra, comem peixes em lagos.

Depois de escolhido o local, deve se pensar no material para a construção. Existem basicamente três maneiras de se construir um lago:

ALVENARIA: é a maneira mais antiga de construção de lago, mas também a mais trabalhosa e mais cara. Para construir um lago deste tipo, é necessário um bom projeto com um arquiteto, visando manutenção, localização de equipamentos de filtragem, etc. Um lago mal planejado trará transtornos para o resto da vida, já que este tipo de lago é definitivo. É muito importante é ter um “ladrão” para que a água escoe.
lago
lago_lona

REVESTIDOS: aqui se cava um buraco e com as dimensões desejadas e o cobre com lona ou manta asfáltica de boa qualidade. A durabilidade é de 15 a 30 anos, dependo do material escolhido. Também deve ser pensado no local para os filtros e tubulações. Ao redor colocam-se pedras e rochas.

LAGOS DE FIBRA DE VIDRO: é opção mais prática, pois não precisa mexer na estrutura para se construir. É flexível e pode ser removido e retirado. Já vem com encanamento e é vendido o esconderijo para fiação, equipamentos de filtragem e iluminação.

lago_fibra
Para iniciar o projeto, devemos ter em mente alguns dados importantes:

Tamanho e Profundidade: o tamanho será definido de acordo com o espaço que tem disponível ou de acordo com os peixes que serão colocados. A profundidade deve ter entre  0.80 m e 1.30 m. Se for mais profundo do que isso, você pode acabar não vendo seus peixes, principalmente se forem carpas, já que elas preferem se manter no fundo. Já mais raso que 0.80m, a água pode se tornar gelada em demasia, a água na superfície é 2º abaixo da temperatura ambiente, está temperatura vai subindo à medida que a profundidade vai aumentando. Por isso, se você mora em um lugar em que o inverno é rigoroso, a profundidade do lago vai ser importante.

profundidade

PUBLICIDADE

Filtro Boyu EFU 15000

Filtro Boyu EFU 15000 UV 24 W

 

Filtro UV para tanques e lagos. 36W.

Filtro UV Hopar para tanques e lagos. 36W.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Páginas: 1 2

Tags:

Sobre Ligia