Ph alcalino ou ácido. Como consertar?

Muitas vezes o ph do aquário parece não ter solução, sempre ouvimos: “Meu ph está ácido ou alcalino demais e não consigo mudá-lo nem com o uso de produtos (alcalinizantes ou acidificantes).”

Escala de Ph para aquários

Bem, o desequilibrio no Ph sugere alguns problemas freqüentes.  A seguir uma lista de motivos que alteram o ph:

CORREÇÃO DE PH ÁCIDO

Causas mais freqüentes:

  • Excesso de peixes. Mais peixes do que o aquário pode suportar.
  • Má qualidade do alimento
  • Excesso de alimento
  • Filtragem insuficiente
  • Falta de trocas parciais
  • Co2 no aquário

Solução:

Certifique-se que o aquário está com a quantidade de peixes adequada, cetifique-se também se a ração que usa é de boa qualidade e que a filtragem é adequada para o seu aquário.

Reduza a quantidade de alimentação e faça troca parciais a cada 3 ou 4 dias, com uma boa sifonagem do fundo até estabilizar o Ph.

Se for preciso, reforce a filtragem de seu aquário. Muita gente compra um aquário de 50 litros com dois ou três lindos kinguios filhotes e se esquecem que eles crescem e com isso produzem mais detritos, o que inevitavelmente desequilibra a água. Portanto não se pode manter a mesmas frequência de TPAs e nem o mesmo filtro.

Teste o ph da água que você coloca no seu aquário também, o ideal é colocar da torneira e tratá-la com um bom desclorificante.

Geralmente a água da torneira é alcalina (eu disse geralmente)  e por isso, não há necessidade de alcalinizantes; apenas o procedimento de TPA (trocas parciais de água) e redução na quantidade de alimentos já devem resolver o problema.

Se nada disso resolver e você tiver certeza que a água do seu aquário não tem amônia, você pode recorrer à pedras de dolomita, pois elas absorvem a acidez da água. Mas tem que ter certeza mesmo, pois amônia em água alcalina e potêncialmente fatal.

Ou ainda, com mais praticidade, recorrer à alcalinizantes e tamponadores. Pois só o alcalinizante pode não funcionar se não tiver um efeito tampão para manter o Ph alcalino.

Alguns bons produtos para elevar o ph (tenha certeza de que a água não tem amônia).
Links para loja Virtual.

Malawi Victoria Buffer 300g Seachem

Malawi Victoria Buffer 300g Seachem

O Malawi Victoria Buffer da Seachem é ótimo, pois ele já alcaliniza e tampona a água.É uma mistura de sais de carbonato concebidos para melhorar o ambiente natural de ciclídeos por dureza crescente, capacidade tampão e pH. É formulado para manter um pH de 7,8-8,4.


Tamponador 7.5 60g Mydor

Tamponador 7.5 60g Mydor

Os tamponadores da Mydor tamponam e estabilizam o pH da água do aquário de água docePara que o Tamponador da Mydor funcione corretamente é necessário corrigir com alcalinizante o Ph da água antes de colocá-lo, pois ele não altera o Ph da água e sim, o estabiliza.

alcalinizante_atlantys

Alcalinizante Atlantys

Corretivo Alcalinizante Atlantys é indicado para a correção do pH da água de aquário, quando este se encontre abaixo do valor desejado, proporcionando condições apropriadas ao “habitat” de peixes ornamentais.Não faz o efeito tampão.

 

CORREÇÃO DE PH ALCALINO

Causas mais freqüentes

 – Aquário muito novo, o que é normal no início; com o tempo a tendência da água é acidificar devido à detritos.

– Cascalho a base de dolomita

– Rochas e corais mortos ou outros artigos vindos de praias (conchinhas, etc). A maioria dos materiais porosos e todos os calcários absorvem a acidez da água.

Solução

Procure um bom acidificante e também um tamponador, pois o acidificante irá reduzir o ph e o tamponador manter esse ph ácido.

Muitas vezes, apenas o acidificante não adianta, pois você coloca e o efeito dura apenas 30 minutos, por isso, o uso do tamponador é importante.

Sempre corrija o ph antes da água entrar no aquário, não faça diretamente, principalmente se o aquário já estiver habitado, pois o choque de ph pode ser fatal.

Uma opção mais natural é recorrer a troncos especiais para aquários, no entanto, ele poderá deixar a água marrom por algun tempo.

Não se pode esquecer das trocas parciais, mesmo se o seu objetivo é deixar a água ácida. Pois o efeito da amônia em ph alcalino é potencializado. Basta tratar a água para que ela fique ácida antes de colocá-la dentro do aquário.

Alguns produtos que acidificam e tamponam sua água.
Links para loja Virtual.

Discus Buffer 250g Seachem

Discus Buffer 250g Seachem

O Discus Buffer da Seachem é fundamental para quem quer manter um Ph ácido e dureza baixa – condições ideais para Discos, neos e outros peixes da bacia Amazônica.Seguramente ele acidifica a água e a mantém.

Tamponador 6.5 120g Mydor

Tamponador 6.5 120g Mydor

Os tamponadores da Mydor tamponam e estabilizam o pH da água do aquário de água doce. Para que o Tamponador da Mydor funcione corretamente é necessário corrigir com acidificante o Ph da água antes de colocá-lo, pois ele não altera o Ph da água e sim, o estabiliza.
Acidficante Atlantys 15ml

Acidficante Atlantys 15ml

Corretivo Acidificante Atlantys é indicado para a correção do pH da água de aquário, quando este se encontre acima do valor desejado, proporcionando condições apropriadas ao “habitat” de peixes ornamentais.Não faz o efeito tampão.

 “Ah! Mas eu quero meu Ph Neutro! O que eu faço?”

O procedimento é o mesmo, você só terá que encontrar o equilíbrio entre o ácido e o alcalino. Mas para facilitar (e muito) sua vida, existem produtos também para o Ph Neutro. Um dos melhores que eu conheço é o Neutral Regulator da Seachem. O produto é bem completo, ele deixa neutro o ph tanto alcalino quanto ácido, além de retirar cloro, cloramina amônia e nitritos e ainda formar uma mucosa de proteção nos peixes. Ufa! Mas é bom você usar um acidificante ou alcalinizante para regular a água antes de utilizá-lo.

Para quem quiser comprá-lo, está aí:

Neutral Regulator 250g Seachem

Neutral Regulator 250g Seachem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre Ligia