Ciclando o Aquário

Quando compramos um aquário, a primeira coisa que pensamos: “Quais os peixes que eu vou colocar?”. Pois bem, pare de pensar assim já!

Eu sei que é frustrante ter um aquário sem peixes, imagine a cena: você vêm feliz da vida com o aquário, monta, enche de água, coloca os equipamentos para funcionar e fica lá, olhando a água. Aí vêm os filhos, os sobrinhos e os vizinhos todos empolgados e você mostra seu aquário novo… sem peixes. Fica todo mundo com a maior cara de “tacho”. Mas infelizmente é assim que deve ser, pelo menos até seu aquário estar pronto para receber peixes. Isso porque o aquário é uma ambiente inóspito, livre de bactérias e portanto, sem vida alguma.

“Ah, legal! Mal montei meu aquário e você já está querendo enfiar bactérias nele?”. Estou sim!

Pois é, nem sempre as bactérias são apenas maléficas, existem as benéficas e é destas que eu estou falando. São elas que farão o ciclo do nitrogênio (olha a ciclagem, aí), elas que vão retirar da água os componentes tóxicos como amêonia, que podem ser fatais para os pobres peixinhos.

O ciclo do nitrogênio

O ciclo do nitrogênio

“Tá… Entendi! E porque eu tenho que deixar a bomba ou o filtro ligado? Só para enriquecer a companhia elétrica?”. É porque estas bactérias se formam em lugares aonde tenha boa oxigenação – fora que água parada da dengue, né? – aí estas bactérias vão formar colônias fixas em locais porosos, como cascalhos, enfeites, e nas esponjas dos filtros.

Mas para acelerar o processo e você não ter que ficar dois meses olhando para o seu aquário vazio, exitem alguns macetes.

Como eu disse lá em cima, as bactérias benéficas retiram substâncias tóxicas e sabe como? Se alimentando deles, mais precisamente da amônia. Para que as bactérias possam se desenvolver devemos alimentá-las, certo? Pois bem, então deveremos colocar um pouco de amônia em nosso aquário vazio!

1. Você pode colocar um pouco (uma pitada, tá?) de ração que irá se decompor e formar amônia, alimentando as bactérias. Plantas naturais também são bem vindas.

2. Você pode colocar peixes cicladores, tipo uns paulistinhas, ou dânios, porque eles são mais resitentes e vão fornecer matéria orgânica necessária para a colônia de bactérias se desenvolver. Mas eu sei que você é uma pessoa legal e não vai querer sacrificar peixinhos lindos em prol de sua falta de paciência, né?

De qualquer maneira, você pode não ser tão legal quanto eu estou pensando, então faça o favor de alimentá-los e trocar um terço da água do aquário a cada dois dias pelo menos, para eles não se intoxicarem.

3. Você pode também conhecer alguém que tenha um aquário antigo e bem cuidado (por favor) e pedir um pouco de água ou cascalho para esta pessoa, pois certamente já virão com colônias de bactérias. Lembre-se de que se for pegar um pouco de cascalho, deixe-o pelo menos úmido com a água do aquário procedente, porque senão, bye-bye colônias de bactérias.

4. E se você for uma pessoa prática e antenada, você irá conhecer os aceleradores biológicos. Se tratam de produtos que possuem colônias de bactérias vivas, ou algumas substâncias que aceleram o processo de aparecimento destas colônias. Mas não basta adicioná-lo ao aquário e colocar peixinhos, você deve respeitar o prazo que o fornecedor indica para que as colônias se fixem ou se formem no aquário.

Depois disso tudo, é bom fazer um teste de amônia e de nitrito (quando o nitrito cair a zero após ter subido, é sinal de que a ciclagem tá completa) e ver se realmente está tudo Ok. Aí sim, você poderá colocar os seus sonhados peixinhos.

Mais uma dica: não coloque todos de uma vez, comece colocando uns três por semana e deixe os mais caros por último, afinal, não é bom arriscar.

E só para não perder o humor: ‘Mais vale um peixe nadando, do que dois boiando.’

PUBLICIDADE:

 

Teste de Amônia Labcon

Teste de Amônia Labcon

 

Teste de Nitrito Labcon

Teste de Nitrito Labcon

 

Sera Nitrivec - Acelerador biológico

Sera Nitrivec - Acelerador biológico

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre Ligia