Quais os medicamentos que eu não posso deixar faltar em meu aquário?

Quando a gente começa a montar um aquário nunca sabemos direito o que precisamos ter. Começamos a comprar de tudo e de repente podemos nos ver perdidos em uma farmácia de peixes, sem saber direito o que, como e quando usar. Muitas vezes os medicamentos e acabam vencendo e nós jogando nosso rico dinheirinho no lixo.

Então, aí vai uma seleção do que eu considero essencial.

1 – TESTE DE PH – é ele quem vai indicar se a sua água está ácida (abaixo de 7.0), neutra (7.0) ou alcalina (acima de 7.0). No início do aquário a tendência é obter uma água alcalina, já que a maioria das cidades brasileiras recebem esse tipo de água; com o tempo a água vai se tornando ácida, devido à decomposição de materiais orgânicos no aquário. Para equilibrar o Ph você pode recorrer a produtos industrializados que cumprem essa função (sempre utilizando na água em que você vai repor no aquário e não diretamente nele) e também realizar as trocas parciais, manter uma alimentação controlada para os peixes e fazer a manutenção dos filtros com a troca dos refis.

Algumas sugestões:

Teste de PH Atlantys 15 ml

Teste PH Tropical Labcon 15 ml

Para quem quer mais precisão, não pode deixar de dar uma olhada na Caneta para testes de Ph Boyu.

2 – TESTE DE AMÔNIA – Este elemento tóxico é o grande responsável por 90% de mortes dos peixes. A amômia ocorre quando a colônia de bactérias do aquário não consegue transformar o nitrito em nitrato, isso porque há excesso de peixes, excesso de alimentação, filtragem inadequada, etc.

Faça o teste a cada 15 dias, e em caso de pouca amônia recorra a uma troca parcial.

3 – TESTE DE GH – Este teste indica a dureza da água (quantidade de sais dissolvidos). Ele é importante, pois alguns peixes não suportam dureza muito alta, como peixes da Bacia Amazônica (neons, discos, bandeiras, etc.), já alguns peixes preferem água dura, como Ciclídeos Africanos, e outros se adaptam à dureza média. Geralmente a água nova tem uma dureza baixa, então você poderá manter um GH baixo através de trocas parciais. Para um GH alto, existem sais específicos que controlam a dureza. O GH não costuma ser um grande problema em aquários equilibrados, no entanto, é importante saber sobre o seu aquário para manter as espécies desejadas.

Existem também compostos ótimos, já preparados para algumas espécies, como o Neutral Regulator (deixa a água neutra e ainda retira metais pesados), ou Discus Buffer (excelente para estabilizar a água de Discos e Neons).

4 – CONDICIONADOR DE ÀGUA – a água a ser colocada em seu aquário deve vir da torneira, no entanto, ela vem com cloro, cloaramina e metais pesados e precisará ser tratada antes. Como? Através de um bom condicionador de água. Existem hoje ótimos produtos que retiram todos esses elementos e tornam a água apropriada para os peixes. Sempre que for repor água em seu aquário, seja por evaporação ou trocas parciais, não deixe de utilizar um bom condicionador de água, como por exemplo, o Tetra Aqua Safe ou Aquaguard.

5 – REMÈDIOS – se quiser ter uma pequena farmácia, tudo bem. As doenças mais comuns são Ictio, Fungos e Bactérias. Mas não convém utilizar remédios para prevenir uma doença, pois eles não são feitos para este propósito; seria a mesma coisa que tomar remédio para prevenir dor de cabeça. Você só deverá utilizar remédios depois que a doença já estiver instalada, pois eles curam e não previnem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre Ligia