Spironucleose

Olha a Vitória aí. Não é linda?

Uma vez apareceu um peixinho muito bonitinho e que apanhava de todos os outros. Eu fiquei com dó e o coloquei em um pequeno aquário separado, um mês depois, tive que colocá-lo em um aquário um pouquinho maior. De repente eu tive que montar um aquário de 400 litros para a minha ‘pequena’ Vitória:

E eu me apeguei muito a ela, parecia um cachorrinho…. Bem, mas isto é assunto pra outro post.

Um belo dia, minha gulosa parou de comer e começou a definhar. Eu deseperada, comecei a procurar respostas para a doença dela. E cheguei a Spironucleose.

Uma doença muitas vezes difícil de detectar no começo, por isso, esteja sempre atento.

Mas o que é Spironucleose?

A Spironucleose é uma doença bastante comum dos peixes de água doce, que afeta principalmente ciclídeos, discos, e Oscar.

Outro nome comum para esta doença de água doce é “Buraco na Cabeça”. Existem várias causas suspeitas da doença, e quando pode ser fatal, se tratada precocemente, a maioria dos peixes pode sobreviver. Este artigo irá descrever os sintomas, causas e tratamentos para este problema comum.

Causas do buraco na cabeça doença
A causa exata do buraco na cabeça da doença ainda não foi determinada. Há, no entanto, várias teorias muito sólidas que as condições de certa ligação com um aumento na incidência da doença. A presença de qualquer um dos fatores causais não pode ser responsável para a doença, mas uma combinação de dois ou mais fatores é susceptível de criar sintomas da doença.

Uma causa comum é contribuir para o flagelado parasita Hexamita. Este parasita infecta principalmente no trato intestinal, mas depois se espalha para a vesícula biliar, a cavidade abdominal, baço e rins. Enquanto a doença progride, as lesões clássicas de buraco na cabeça doença aparecer. Essas lesões se abrirão e pode extinguir pequenos fios brancos que contêm larvas de parasitas. Infecções secundárias bacterianas ou fúngicas podem se desenvolver em seguida, estas aberturas e pode levar a uma doença mais grave e morte.

Outra teoria popular é que um mineral ou um desequilíbrio vitamina pode contribuir para o desenvolvimento desta doença. Alguns aquaristas têm reivindicado uma ligação entre o uso de carvão ativado e um aumento da doença. Algumas pessoas sentem que o carbono pode remover alguns dos minerais benéficos encontrados na água levando a um aumento da incidência da doença. Ao mesmo tempo, o desequilíbrio mineral pode ser causado por um aumento nos organismos Hexamita no intestino, o que pode levar à má absorção e uma diminuição na absorção das vitaminas e minerais necessários.

Condições que criam o estresse também aumentam a incidência desta doença. Má qualidade da água, alimentação inadequada, superlotação ou são todos fatores estressantes que podem causar um problema. Porque a doença é freqüentemente associada com os peixes mais velhos, pode haver uma ligação com a diminuição da função do sistema imunológico destes peixes mais velhos e um aumento na incidência da doença.

Sinais
Localização de lesões em “Doença do buraco na cabeça”
spironucleoseFonte: www.wetwebmedia.com

Os sinais incluem lesões na cabeça e na linha lateral. A condição pode ser leve no início, mas se as mudanças de ambiente e tratamento não são iniciadas, os buracos se tornam maiores e infecções bacterianas secundárias de fungos e se desenvolve. Estas lesões podem, eventualmente, criar uma infecção grave e os peixes se torna sistemicamente doente com perda de apetite e morte.

Tratamento

Porque pode haver várias causas desta doença, o tratamento geralmente consiste em tomar uma abordagem multifacetada. O objetivo é livrar o peixe de Hexamita, melhorar a qualidade da água, e melhorar a vitamina / suplementação mineral e nutrição.

Um tratamento comum para a infecção com Hexamita inclui a adição do antibiótico metronidazol à habitação tanque de tratamento dos peixes infectados. Antes era o tratamento mais utilizado.

Mas agora existe finalmente um medicamento certo para isso. A começar pela marca que é otima – SERA MED FLAGELLOL. Super indicado para esta doença, apesar de não ser um medicamento muito barato, não é nada que não dê para comprar, pois o custo benefício, vale a pena.  Mas não o use no aquário principal, pois ele realmente acaba com a biologia o que rapidamente elevará os níveis de amônia, intoxicando todos os peixes. Aí, dá-lhe troca de água, isso se der tempo.

Sera Med Flagellol

Sera Med Profissional Flagellol

Prevenção

A prevenção se concentra principalmente em reduzir qualquer estresse que afetam os peixes. Stress, quer sob a forma de parasitas, má nutrição ou má qualidade da água fazer com que uma supressão do sistema imunológico do peixe, o que os torna mais suscetíveis a esta ou qualquer outra doença.

Se você possui ciclídeos, oscars, ou discos é uma doença que pode ocorrer em seu tanque. Ser capaz de reconhecer a doença e tomar medidas rápidas para iniciar o tratamento precoce; proporcionar melhores condições de água e alimentos para a melhor dieta possível. Se a gestão e manutenção adequada, o peixe deve melhorar e não desenvolver a doença novamente no futuro.

Referência : www.atlantidaaquarios.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre Ligia