Meu aquário está com amônia! E agora?

Bem, vamos começar com a parte chata (para alguns).

O que é amônia?

Quimicamente falando a amônia é um gás incolor, bastante tóxico, que se dissolve bem na água. Uma vez em meio aquoso, a amônia forma o hidróxido de amônio (NH4OH). Ela se forma através da decomposição de matéria orgânica, tal como fezes, urina, restos de alimento, folhas mortas. Ela pode existir no aquário em duas formas: NH3 ou NH4. O Ammonium (NH4) é menos tóxico, se dá em águas de ph mais ácido. Quanto mais alcalino, mais a chance do nível medido corresponder à amônia (NH3).

Entendeu? Se não entendeu, beleza, porque o que você vai precisar saber mesmo é se tem niveis elevados de amônia ou não no seu aquário! “E como eu faço isso?”.

Para a nossa sorte, existem testes que acusam em menos de 5 minutos os níveis de amônia. Um que eu gosto e uso muito é o da Tetra:

Teste de Amônia Tetra - 25 testes

 

 

 

 

 

 

 

Mas você pode começar a desconfiar caso seu aquário esteja com um cheiro estranho, com pequenas bolhinhas na superfície e os peixes ofegantes.

É fato: meu aquário está com amônia!

Bem, você fez o teste e o seu aquário realmente está com altos níveis de amônia. O que fazer?

A primeira coisa a se fazer, SEMPRE, é uma TPA (troca parcial de água). Não troque a água inteira nunca, pois você pode acabar com as colônias de bactérias que vão lhe ajudar a eliminar o excesso de amônia.

Trocou metade da água e não adiantou nada? Troque novamente, duas o três vezes se for preciso. Verifique também se o seu sistema de filtragem está com um bom carvão ativado e que não esteja sendo usado há mais de um mês, se necessário, troque-o por um mais novo.

Refaça o teste e certamente os níveis de amônia já devem ter baixado.

Você também pode recorrer à alguns bons corretivos como:

Ammonia Ease Mydor

Ammonia-ease remove até 1,25ppm de amônia tóxica a cada 3,8 litros.

 

 

 

 

 

 

 

 

E ainda tentar colocar mais colônias de bactérias em seu aquário, principalmente se ele for novo. Um bom produto para isso:

API Stress Zyme

Acelera o desenvolvimento da filtragem biológica dos aquários de água doce ou salgada, eliminando assim amônia e nitrito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas porque meu aquário ficou com tanta amônia?

Existem algumas possibilidades para isso:

1 – Seu aquário é novo e não possui colônias de bactérias suficientes para absorver a amônia tóxica.

2 – Você resolveu fazer uma limpeza geral e tirou toda a água, trocou as pedras e tudo mais. Parabéns! Você acabou de destruir todas as colônias de bactérias que manteriam seu aquário saudável.

3 – Seu aquário tem mais peixes do que deveria. Isso é perigoso. Por exemplo, você comprou um aquário de 50 litros com 5 kinguios lindinhos que até então cabiam no seu aquário, mas o tempo passou, e eles cresceram, portanto fazem muito mais sujeira e com certeza seu aquário se tornou pequeno para eles. Ou então você colocou peixes demais mesmo, e aí a solução é diminuir a população ou aumentar o aquário.

4 – Você acha que os peixe estão com fome toda hora e dá-lhe ração… (hum, hum). Caso eles não consigam comer tudo, os restos irão se compor e aí já vi, né? E se eles comem tudo, mais excerementos, também.

5 – Você ainda usa aquele sistema antigo de placas biológicas em seu aquário e a sujeira de tempos se acumulou embaixo delas. Sujeira demais para as pobres colônias de bactérias darem conta.

6 – Algum desorientado te falou que aquário só se troca a água uma vez por ano. Faça TPAs a cada 15 dias pelo menos. Existem aquaristas que realmente se utilizam desta prática de TPAs a cada seis meses e falam que dá certo, particularmente eu não me arrisco.

7 – Você não faz manutenção em seu sistema de filtragem.

8 – Você resolveu colocar medicamento no seu aquário principal, os medicamentos não sabem o que é bactéria benéfica e maléfica e eles destroem tudo. Por isso, é importante o uso do aquário hospital.

Como você pode ver, existem bastante motivos para seu aquário estar desiquilibrado. O melhor negócio é fazer de tudo para evitar a amônia. Mas se ela se instalar, você já sabe o que fazer para equilibrar seu aquário novamente. Mas lembre-se: não adianta corrigir os níveis de amônia momentaneamente e não corrigir a raíz do problema, pois com certeza ela voltará. Portanto, veja o que levou seu aquário a ter níveis tóxicos de amônia e corrija o problema para não ter que ficar fazendo TPAs que nem um doido depois.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre Ligia